Início / Agenda / Devin Townsend

Devin Townsend

Sábado, 18 Março 2023
21h00
28€
Locais de venda: Blueticket e locais de habituaisueticket e locais habituais

DEVIN TOWNSEND, um dos mais brilhantes e multifacetados artistas do peso progressivo, regressa a Lisboa a 18 de Março de 2023 – e traz um novo álbum na bagagem.

É, sem margem para qualquer dúvida, uma das forças criativas mais produtivas de que há memória no espectro da música pesada e progressiva nas últimas décadas. Depois de ter andado na estrada pela Europa a encantar plateias como suporte aos Dream Theater, o canadiano DEVIN TOWNSEND vai regressar finalmente às digressões em nome próprio no início do próximo ano. O retorno faz-se com um novo álbum e uma subsequente tour de promoção, que inclui uma paragem em Portugal, para um concerto único no Cineteatro Capitólio, em Lisboa, a 18 de Março de 2023. Quatro anos depois do aplaudido «Empath», e três após a edição do registo ao vivo «Order Of Magnitude: Empath Live, Vol. 1», o músico vai trazer na bagagem um novo registo de originais, escrito durante a pandemia. Com edição apontada para a segunda metade 2022, «Lightwork», que foi produzido por GGGarth Richardson e misturado por Joe Baressi, serve assim de mote a um muito aguardado regresso ao nosso país.

Convenhamos, tendo em conta a energia que corre nas veias do “Hevy Devy”, não é de estranhar que tenha decidido aproveitar o seu período de confinamento para se manter tão ocupado quanto a pandemia lhe permitiu. O músico lançou uma série de podcasts de análise à sua brilhante carreira, participou em diversas colaborações a solo ou com outros músicos e fez três atuações online para caridade, que lhe permitiram angariar milhares de dólares para os profissionais de saúde da linha de frente do combate à pandemia. Não satisfeito com tudo isso, ainda arranjou tempo para aproveitar uma onda de inspiração, completando mais uma coleção de música nova. O material, segundo o próprio, carrega “uma carga de estranheza, que é efervescente e ensolarada“. “É muito abstrato e uma espécie de fluxo de consciência”, explica Townsend. “É estranho, porque todo disco é um reflexo do tempo em que foi concebido. E este é claramente um tempo estranho.”

Das humildes origens como jovem headbanger na cidade de Vancouver, no Canadá, até atingir a sua atual posição como uma das figuras mais admiradas e influentes no universo do metal e do rock progressivo, DEVIN TOWNSEND – como artista a solo, produtor de exceção ou timoneiro dos Strapping Young Lad – tem encarnado várias personagens e construído um percurso sem momentos mortos, dividindo-se entre uma imensidão de projetos que lhe têm permitido exorcizar os seus demónios interiores e transformá-los em música que é, ao mesmo tempo, intrigante e desafiadora. Do peso ao ecletismo, passando pelo prog eufórico ou por uma sensibilidade pop muito afinada, ao longo das últimas três décadas gravou dezenas de discos e tem trocado sucessivamente de pele, como se de um camaleão se tratasse.


Duração: 150m
Classificação Etária: M/6
Promotor: PRIME ARTISTS, UNIPESSOAL LDA


Partilhe este evento

Links Úteis Google Calendar